Acesso da juventude à educação e ao emprego!

Participe do Seminário da ARES-ABC!


DIA 17 DE SETEMBRO, DAS 09HS ÀS 17HS, NO CAJUV (AV. REDENÇÃO, S/N, CENTRO, SÃO BERNARDO DO CAMPO)

sábado, 30 de abril de 2011

É tempo de lutar contra a crise mundial do Capitalismo!

Desde 2008, em grande parte dos países capitalistas do mundo, os efeitos de uma profunda crise econômica são sentidos. São milhões de demitidos na Europa, Ásia, África e América. Para os que seguiram formalmente nos empregos, os salários estão cada vez mais baixos, os direitos estão sendo atacados e as condições para conseguir uma aposentadoria vão piorando. Esta é uma crise gerada pelos próprios capitalistas que acumulam lucros muito altos às custas da superexploração dos trabalhadores. E esse é um dos motivos que o Brasil, segundo dados da ONU, é um dos países mais desiguais do mundo, onde a diferença entre ricos e pobres é enorme.

Os jovens são os maiores atingidos pelos efeitos da crise. Aqui, mais de 60% da juventude está desempregada. Em maio, o governo federal anunciou o corte de mais de R$ 2 bilhões no orçamento da educação, o que vai afetar ainda mais a qualidade de ensino. A violência, que fica ainda pior por conseqüência da crise, atinge principalmente aos jovens, vitimando negros e mulheres, alvos de homicídios e do tráfico de drogas.

Ao mesmo tempo, jovens de todo o mundo têm demonstrado o caminho que a juventude deve seguir para enfrentar a atual crise e derrotar o sistema imperialista-capitalista. No ano de 2010 na Grécia, a juventude foi linha de frente nos enfrentamentos e na greve geral contra as medidas imperialistas; na França, jovens enfrentaram com pedras a polícia fascista que persegue os imigrantes negros; no Equador, o movimento estudantil enfrentou a política repressiva de um governo que traiu o povo e quer privatizar a educação. É no caminho das lutas, greves e manifestações que devemos seguir para enfrentar as medidas dos capitalistas nesse momento de crise.

Recentemente no continente africano, o Egito e a Tunísia, países sob regime ditatorial há décadas, a juventude, mais uma vez, deu um basta para tanto sofrimentos, Sob mais uma das conseqüências das crises financeiras do capitalismo, onde o índice de desemprego estava cada vez maior e a repressão sobre o povo não parava de aumentar, o povo organizado se levantou e tomou para si o poder, expulsando os presidentes corruptos do país.

Na Líbia, os EUA iniciaram mais uma guerra por petróleo. Depois do Iraque, Afeganistão e tantos outros países, o imperialismo estadunidense prova que, para eles, o que vem em primeiro lugar é o lucro e não a vida das pessoas.

Isso só mostra mais uma vez que apenas com a conquista de uma nova sociedade de harmonia e colaboração entre homens e mulheres, contrária a exploração e humilhações atuais, será possível mudar essa situação. Essa sociedade, nova e melhor, chama-se sociedade socialista e é por ela que devemos lutar. Pois, como afirmava Ernesto Che Guevara “SER JOVEM É SER REVOLUCIONÁRIO”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário