Acesso da juventude à educação e ao emprego!

Participe do Seminário da ARES-ABC!


DIA 17 DE SETEMBRO, DAS 09HS ÀS 17HS, NO CAJUV (AV. REDENÇÃO, S/N, CENTRO, SÃO BERNARDO DO CAMPO)

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Jornada de Lutas pelo Livre Acesso a Universidade!

    Nos últimos anos, o debate sobre o livre acesso a universidade ganhou força na sociedade e, cada vez mais, se evidenciou o caráter excludente e falho de avaliação a partir do vestibular.
Por sua vez o Ministério da Educação (MEC) remodelou o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e tornou-o, fruto da adesão da maioria das universidades federais, na principal forma de acesso ao ensino superior.
  Mas, mesmo com a mudançada prova, e a diminuição das "decorebas" para o vestibular, o problema da falta de vagas continua presente, e o total de vagas oferecidas nas universidades públicas não ultrapassa 270 mil, sendo que no ENEM do ano passado tivemos 4 milhões 230 mil jovens fiquem sem o  direito de cursar o nível superior, independente de suas notas nas provas, pois não há vagas.
   Isso ocorre, porque em nosso país o ensino é restrito à uma minoria. A dificuldade de acesso através do vestibular, ou recentemente do ENEM faz com que apenas 13% dos jovens de 18 a 24 anos consigam cursar uma faculdade, o menor índice de acesso de toda a América. Para piorar, 88% estudam nas faculdades privadas e precisam pagar altas mensalidades para ter acesso à educação.
   Na verdade, o governo deixa de investir na educação para pagar os banqueiros com o pagamento dos juros da dívida pública, mantendo a falta de recursos na educação básica que enfrenta a ausência de professores, de material didático, merenda, transporte escolar e de vagas nas universidades.
   Por isso, no mês de agosto, mês em que se comemora no dia 11 o Dia do Estudante, a ARES-ABC, com diversas outras entidades estudantis do país e a UJR (União da Juventude Rebelião) convocam a Jornada Nacional de Lutas pelo Livre Acesso a Universidade, exigindo dos Governos Estaduais e do Governo Federal mais vagas nas universidades públicas e a garantia de 10% do PIB nacional na educação.

Mais vagas nas universidades!

Abaixo o vestibular!

Pela aplicação de 10% do PIB na educação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário