Acesso da juventude à educação e ao emprego!

Participe do Seminário da ARES-ABC!


DIA 17 DE SETEMBRO, DAS 09HS ÀS 17HS, NO CAJUV (AV. REDENÇÃO, S/N, CENTRO, SÃO BERNARDO DO CAMPO)

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Dia 26/09 - Passeata dos estudantes é vitoriosa!

   No dia 26 de agosto a ARES-ABC junto com os Grêmios Estudantis da região fizeram uma manifestação na cidade de São Bernardo do Campo onde mais de 500 estudantes estiveram presentes para denunciar o descaso da educação das Escolas Estaduais.
   Casos como ter que pagar para fazer prova, na Escola Estadual Maria Cristina S. Miranda, ou de não poder entrar na biblioteca e não ter quadra coberta, como é o caso da Escola Estadual Omar Donato Bassani, são comuns na Rede Estadual. A má qualidade da merenda também é marca das escolas Estaduais, ao contrario da falsa campanha feita pelo PSDB no horário Eleitoral. Como também não existem 2 professores por sala de aula e sim falta de professores.Tudo isso sem falar na péssima qualidade do Material Didático que recebemos, o “Caderno do Aluno”.
  A mobilização, que ocorreu com várias escolas, através dos Grêmios Estudantis como a E. E. Pedra de Carvalho, E. E. Wallace Simonsen, E. E. Maria Cristina S. Miranda, E. E. Omar Nonato Bassani, E. E. Baeta Neves, E. E. Luiza Colaço, E.E. Bonifácio de Carvalho, ETE Julio de Mesquita, E. E. Célio Luiz Negrini, contou também com muita repressão por parte do Governo do Estado e da Diretoria de Ensino que além de não respeitar o papel do movimento estudantil (não deixando as entidades estudantis entrarem nas escolas para debater a realidade da educação) usaram a polícia para reprimir os estudantes, ou mandando os professores aplicar prova para impedir a ida dos estudantes à passeada. Na escola Maria Cristina S. Miranda, a diretora, além de mandar bilhete para os pais dizendo que proibia a ida dos estudantes para passeata, chamou pais de integrantes do grêmio para dizer que era errado o que eles faziam, mesmo sendo garantido pela lei.
   Apesar de toda essa tentativa de calar a nossa voz, os Estudantes do ABC deram uma verdadeira lição de coragem e rebeldia, fazendo uma grande manifestação e indo até a porta da Diretoria de Ensino de São Bernardo do Campo e dizendo que se nosso direito de organização não fosse respeitado as manifestações, ao invés de pararem, aumentariam.
   Entregamos também as reivindicações de cada Escola e a nossa reivindicação de Eleição para Diretor nas Escolas, já que em nosso país até o presidente da República é eleito não faz sentido o Diretor da Escola não ser.

Passe-Livre
   Em relação ao Passe-livre, uma comissão de Estudantes foi recebida pela prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo, que se comprometeu a discutir dentro da prefeitura e em no máximo 30 dias responder oficialmente à ARES-ABC.

   Essa passeata demonstrou a força dos Estudantes do ABC e que se continuarmos organizados e nos mobilizando podemos conquistar muitas vitórias, por isso devemos reunir no dia 11 de Setembro todos os Grêmios Estudantis e estudantes interessados em construir essa luta na reunião da ARES-ABC que acontecerá às 14:00 na Câmara Municipal de São Bernardo do Campo.

Passe Livre no ABC já!
Eleição Para Diretor!
Por merenda de qualidade!
Por uma educação de qualidade em SP!
Abaixo a repressão ao movimento estudantil!
Respeito à Lei do Grêmio Livre!







 

Um comentário:

  1. Parebéms ARES-ABC pelo espirito de luta e pela combatividade.Foi uma otima passeata e acridito que essa só foi a primeira muitas outras virão.
    Por mais democracia nas escolasd eleições pra diretor já !

    ResponderExcluir