
E nesse ritmo de mobilização (uma mobilização pela Jornada Nacional de Lutas em Março, em memória do estudante Edson Luis Souto), realizamos uma outra passeata, dessa vez na cidade de Santo André, onde temos a certeza de que devemos contruir um movimento estudantil realmente combativo na cidade, e também é uma cidade que sofre os mesmos problemas no transporte público que São Bernardo ou qualquer outra cidade onde os empresários mandam no transporte público, onde os estudantes e trabalhadores têm que enfrentar ônibus cada vez mais lotados e cada vez mais demorados.
A passeata contou com mais de 100 estudantes de várias escolas, que seguiram em passeata da E. E. Amaral Wagner até o Paço municipal, onde ocuparam a Câmara dos Vereadores e exigiram ser recebidos pelos vereadores na Sessão da Câmara. Os estudantes, com muita animação, agitação e combatividade, foram os primeiros a entrar no plenário, depois de algum tempo de espera e tentaivas de repressão da Guarda Municipal.
Na Sessão (que começou com cerca de 40 minutos de atraso), os estudantes foram recebidos pelos vereadores, onde mostraram sua posição contra o aumento das passagens e a favor do transporte público gratuito para todos os estudantes, e a ARES-ABC entregou o projeto de lei que mostra as nossas reivindicações e os direitos que nos são garantidos e que exigimos que sejam respeitados.
Muitos vereadores e a população que lá estava elogiaram a atitude dos estudantes, a iniciativa do Passe-livre e elogiaram muito a nossa organização, que mostrou que os estudantes não são baderneiros ou bagunceiros. Muito pelo contrário; que se continuarem se organizando, mostrando seus direitos e continuando na luta, podem (e com certeza irão) conquistar muito mais vitórias e conseguirão ser ouvidos por esse sistema que tanto os cala. Por isso, continuemos na luta até que tenhamos o nosso direito à cidade em nossas mãos, e façamos o impossível para conquistá-lo!
PASSE-LIVRE NO ABC JÁ!
Nossa passeata na mídia:
Diário do Grande ABC
R7
ABC Digi Press (fotos)