Acesso da juventude à educação e ao emprego!

Participe do Seminário da ARES-ABC!


DIA 17 DE SETEMBRO, DAS 09HS ÀS 17HS, NO CAJUV (AV. REDENÇÃO, S/N, CENTRO, SÃO BERNARDO DO CAMPO)

quinta-feira, 2 de junho de 2011

FENET e Grêmio organizam jornada de lutas em Santo André


O estado de São Paulo possui hoje a maior rede estadual de escolas técnicas do país, e além de uma grande política de sucateamento das escolas e a constante ameaça de privatização por parte do governo tucano, não possui nenhum tipo de assistência estudantil. Esse é, por exemplo, o caso da ETE Júlio de Mesquita, escola técnica da cidade de Santo André, onde os estudantes que ficam o dia inteiro na escola são obrigados a pagar para almoçar o preço absurdo de R$ 6,50 por porção!
Nessa jornada Nacional de lutas convocada para o dia 19 de Maio, pela Federação Nacional de Estudantes de Escolas Técnicas (FENET), os estudantes revoltados com a situação organizaram com o Grêmio um “Bandejão a céu aberto” na porta da escola onde foi vendida uma macarronada, feita pelos próprios estudantes, a um preço simbólico de R$ 1,00.
O ato contou ainda com a presença da Presidenta do Sindicato dos Trabalhadores do Centro Paula Souza (SINTEPS) Neusa Santana Alves que saudou o ato e explicou os VÁRIOS motivos que levaram os professores a entrar em greve, da Associação Regional dos Estudantes Secundaristas do grande ABC (ARES-ABC) e da União da Juventude Rebelião (UJR).
Ao final do ato os estudantes elegeram uma comissão de estudantes para se reunir com a direção da unidade e saíram com a convicção de que só com a luta e a organização de um movimento estudantil combativo poderemos conquistar a educação que queremos. 



Na imprensa: 

2 comentários:

  1. foi muito repercurtido o ato.
    alem disso os onibus vivem lotados, caros e os empresarios lucrando cada vez mais.
    o passe livre é um direito!

    ResponderExcluir
  2. Desculpe materia errada xD
    As escolas técnicas já que são publicas deveriam oferecer bandejão para os estudantes gratuitamente ou a preço simbolico,afinal a maioria passa praticamente o dia inteiro lá.
    O ato de vcs está de parabens continuem lutando!!!

    ResponderExcluir