Acesso da juventude à educação e ao emprego!

Participe do Seminário da ARES-ABC!


DIA 17 DE SETEMBRO, DAS 09HS ÀS 17HS, NO CAJUV (AV. REDENÇÃO, S/N, CENTRO, SÃO BERNARDO DO CAMPO)

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Resposta da Diretoria de Ensino às denúncias da ARES-ABC

   A Associação Regional dos Estudantes Secundaristas do Grande ABC, junto com os estudantes e os grêmios estudantis, vêm denunciando desde sua fundação os problemas educacionais e estruturais nas escolas públicas estaduais. Isso mostrou-se mais claro com a última manifestação que foi realizada em novembro do ano passado, onde depois da ocupação da Câmara Municipal de São Bernardo do Campo uma comissão de estudantes foi recebida pelos vereadores e onde foram denunciados os problemas das escolas dos grêmios que participaram e várias outras escolas.
   A Diretoria de Ensino enviou para as escolas documentos questionando os problemas que foram citados pelos estudantes, com por exemplo ter que conviver com ratos e pombos na escolas e ter como merenda "pão, muitas vezes puro", como é o caso da E. E. Luiza Colaço; repressão aos direitos do grêmio estudantil, cobrança para a realização das provas bimestrais, como na E. E. Maria Cristina S. Miranda; falta de vidros nas janelas da escola e vários outros problemas de estrutura na E. E. Wallace C. Simonsen; e muitos outros problemas que são muito graves, porém comuns nas escolas públicas, fruto do descaso que temos com a educação no estado de São Paulo.
   Depois que foram enviados os documentos para os diretores e representantes das escolas, chegou nas mãos da ARES-ABC as respostas dadas pelas escolas. Todas as denuncias feitas pelos próprios estudantes e pelos grêmios, que enxergam a realidade da escola porque vivem nela, foram totalmente desmentidas. Ou seja, para os diretores, as escolas estão perfeitas, não existem problemas nas escolas públicas.
   A ARES-ABC sabe que esses problemas existem, e, ao contrário dos "superiores" das escolas, não ignora a existência dos problemas que são tão óbvios, e luta contra esses defeitos e a favor do direito dos estudantes de terem uma escola pública digna e uma educação de qualidade. Por isso, nesse ano de 2011, a ARES-ABC não vai parar de denunciar e vai mostrar que, mesmo que eles não queiram ver, os problemas existem, mas com a força dos estudantes podemos mudar essa situação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário